Background Image

Psicologia

Home  /  Os 5 Pilares  /  Psicologia

O stress e as emoções

Milhares de artigos de investigação, estudos e livros comprovam que o stress pode ser um fator desencadeador de diversas doenças porque altera o funcionamento bioquímico e neurológico humano e pode debilitar o sistema imunitário e o sistema digestivo. Esta ligação neuro-psico-imunológica está presente e aparece bem definida em muitas publicações médicas de referência.

 

Quantum Biofeedback

 

 

 

 

 

 

 

 

As alterações fisiológicas mais comuns que resultam de reações ao stress são:

• Aumento da frequência cardíaca, o que pode contribuir e/ou conduzir a problemas cardíacos.

• Flutuações hormonais, o que pode contribuir e/ou conduzir a problemas endócrinos, de infertilidade, digestivos, obesidade, diabetes e a distúrbios mentais.

• Compressão dos músculos e dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir e/ou conduzir a dor, tensão, problemas circulatórios, problemas cardiopulmonares e asma.

Muitas pessoas acham que o stress está apenas associado a fatores como o trabalho, o estudo, stress familiar ou relacional, problemas financeiros, trânsito ou a morte de um ente querido. No entanto, as reações ao stress também acontecem sempre que somos expostos a uma toxina, a um patógeno ou a um alérgeno e todas as vezes que o corpo sofre de uma deficiência ou de um excesso nutricional, manifestando-se a nível celular, energético ou inconsciente.

Qualquer pessoa pode beneficiar do biofeedback para atenuar sintomas de stress. A maioria das pessoas dizem que as sessões de biofeedback são relaxantes, não invasivas e trazem benefícios. O Observatório Europeu dos Riscos prevê que o stress será a doença profissional mais constante no ano 2020.